A importância do design de interface no desenvolvimento de sistemas

A importância do design de interface no desenvolvimento de sistemas

Design de Interface

Com o avanço tecnológico no século 21, todos querem experimentar a melhor tecnologia sem gastar muito do seu tempo e exaurir seus cérebros ocupados. O mesmo vale para a navegação em softwares e aplicativos móveis. Quando a aplicação é rápida, eficiente e responde na hora, os resultados são bem-sucedidos.

Em suma, hoje tudo tem a ver com a experiência do consumidor! E, quando se trata da satisfação do usuário, é preciso pensar no design de interface desde o início do desenvolvimento de um sistema.

O que é o design de interface?

O objetivo do design de interface é criar uma experiência agradável e sem atritos para o usuário. Para isso, é preciso pensar tanto na UX (User Experience) quanto na UI (User Interface).

O desenvolvimento da experiência do usuário (UX) é o procedimento para melhorar a experiência geral dos clientes quando eles interagem com a aplicação, a fim de fornecer a máxima satisfação do cliente. Ele mantém os clientes em mente e cria o esqueleto básico de qualquer aplicativo para criar o fluxo do usuário.

Já a interface do usuário (UI), por outro lado, é o processo de melhorar a apresentação e a interatividade do aplicativo. Ela se concentra na aparência do aplicativo e em como os usuários vão interagir com ele. Cada tela, página, botões e outros elementos visuais que você vê ao usar um aplicativo faz parte de sua interface.

Qual a importância do design de interface?

O principal objetivo de qualquer negócio é aumentar suas vendas e aumentar o crescimento dos negócios. O design de interface desempenha um papel essencial na consecução desse objetivo. O design UX / UI do aplicativo melhora a experiência do usuário e a satisfação do cliente, o que ajuda a aumentar o número de usuários.

Com os usuários tendo muitas opções e alternativas para os produtos e / ou serviços disponíveis no mercado, o tempo que você tem para atrair a atenção deles é muito menor — e é preciso acertar o alvo nesse curto espaço de tempo.

O design de interface ajuda a conquistar a confiança dos consumidores e fazer com que eles usem seu software ou aplicativo para fornecer o que estão procurando.

Para uma startup ou um empreendimento pequeno, a importância da UI e do UX se torna ainda mais crucial, pois a primeira impressão dura muito tempo e a experiência do cliente pode criar ou quebrar o reconhecimento da marca.

Quais os principais componentes do design de interface?

Existem alguns componentes principais do design de interface, que são os seguintes:

  • Arquitetura da informação: tem o objetivo de fornecer aos usuários uma navegação fácil, independentemente do navegador que estejam usando;
  • Design de interação: criação do design conceitual com o qual os usuários interagem com o produto ou aplicativo. Essa interação inclui vários elementos, como estética, cor, fonte, ícones, imagens, movimento, som, espaço, gráficos etc.;
  • Usabilidade: também pode ser referida como facilidade de uso. Além de descobrir se os usuários obtêm as informações desejadas usando o aplicativo pela primeira vez e se este é fácil de navegar, a usabilidade também compreende as formas de lidar com os erros;
  • Wireframing: trata da criação de uma amostra da aplicação para testar os recursos, aparência e usabilidade antes que ela seja realmente iniciada. É uma maneira barata de testar a funcionalidade e avaliar se o aplicativo atende à finalidade;
  • Design visual: é a definição da marca da empresa. Inclui a seleção das melhores imagens, cores, ícones, fontes, identificando como a aparência da aplicação impacta a interação com seus usuários.

Em suma, o design de interface não apenas melhora sua interoperabilidade, mas também aprimora a apresentação e a usabilidade do aplicativo.

A Keyworks é mais do que uma fábrica de software e se preocupa em desenvolver sistemas que realmente ofereçam a melhor experiência ao seu cliente. Conheça mais sobre nossa empresa!

Posts relacionados---

4 Comments ---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.