As etapas no desenvolvimento de software

As etapas no desenvolvimento de software

As etapas no desenvolvimento de software

Cada tipo de projeto conta com suas próprias etapas específicas, estipuladas para garantir a qualidade da entrega. Nos projetos de desenvolvimento de software, nós temos 5 etapas que garantem o bom andamento do projeto, e é muito importante que todas elas sejam implementadas corretamente para garantir que o software seja entregue com todas as funcionalidades que os usuários precisam e também para evitar a necessidade de correções e retrabalhos no futuro.

Vamos explicar neste post quais são e como funcionam cada uma dessas 5 etapas no desenvolvimento de software.

Etapa 1: Blueprint

A primeira etapa é o desenvolvimento do blueprint, é o momento que os analistas de negócio se juntam com o cliente para definir o escopo do projeto. Aqui será definido o que é esperado do software depois de pronto, que problemas ele soluciona, que funcionalidades ele deve entregar, como será o fluxo dos usuários, que tecnologias serão utilizadas, que integrações o sistema precisará e todas as demais características que envolvem o software.

Etapa 2: Planejamento

Com o blueprint pronto, o time técnico entenderá tudo o que deve ser feito para que o resultado esperado seja atingido. Com isso é possível criar um cronograma para o projeto, definir uma data de entrega e entender que atividades devem ser realizadas primeiro.

Etapa 3: Desenvolvimento

Muitos desenvolvedores pulam direto para a terceira etapa, que é onde o código começa a ser escrito e as interfaces são criadas. O desenvolvimento visa entregar o software de acordo com o escopo que foi definido no blueprint e seguindo as instruções do planejamento. Sem essas duas etapas iniciais, o desenvolvimento pode ser comprometido, entregando features incompletas ou realizando o trabalho de forma mais demorada.

Etapa 4: Entregas

Aqui é onde o software entra em ação. Ele é entregue para o cliente e são feitas as configurações e treinamentos necessários para o uso dele. De acordo com o que for definido no planejamento, esta etapa pode ser única ou contínua, onde as funcionalidades do software são entregues por partes conforme são desenvolvidas.

Etapa 5: Evolução

Com o software pronto e em uso, o próximo passo é manter ele atualizado e incrementar novos recursos conforme se der a necessidade. Esta etapa é responsável por garantir que o sistema continuará satisfazendo todas as demandas que a empresa tem conforme ela cresce.

Um projeto de desenvolvimento de software que não segue todas as etapas corretamente pode causar muitos danos à empresa que está usando ele, sejam eles de custo como de impacto no dia a dia dos colaboradores, que não poderão contar com um sistema confiável que entregue todos os recursos que o trabalho demanda.

Para garantir a implementação correta do projeto e um software de qualidade, é importante ter pessoas qualificadas e especializadas trabalhando nele. Fazer uma parceria com uma fábrica de software é uma ótima forma de garantir essa implementação de qualidade. Para conhecer os serviços da Keyworks e entender como ela pode ajudar a sua empresa, entre em contato conosco.

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.