Como acelerar o desenvolvimento de software

Como acelerar o desenvolvimento de software

Como acelerar o desenvolvimento de software

O desenvolvimento de software é um assunto que sempre levanta questões como tempo, equipe necessária e custo. Quanto mais tecnologias são criadas, mais possibilidades temos de desenvolvimento e, naturalmente, mais sistemas e features são requisitadas.

A demanda das empresas por soluções tende sempre a aumentar, e mesmo com o crescimento da equipe de TI, muitas vezes se torna impossível para o time entregar tudo o que a empresa precisa. Então a questão é: como acelerar o desenvolvimento de software?

Gestão ágil

Uma das tendências que mostram resultados em velocidade no desenvolvimento de softwares para empresas é a adoção de gestão ágil.

Esse modelo de gestão permite que a entrega de resultados seja feita mais constantemente, também gerando mais feedbacks para a equipe de desenvolvimento, resultando em sistemas mais funcionais que podem começar a ser usados mais cedo, trazendo assim mais resultados para a empresa também mais cedo.

Soluções em nuvem

Outra tendência que tende tanto a aumentar a velocidade como diminuir os custos é o uso de tecnologias em nuvem.

Com o uso de armazenamento, micros serviços e DevOps, essas soluções têm proporcionado mais facilidade para os desenvolvedores, e assim, mais agilidade, diminuindo o tempo de desenvolvimento dos sistemas e também o custo deles.

Inteligência artificial

Embora essa seja uma tendência a mais longo prazo, não podemos negar que a inteligência artificial já é uma realidade para muitos sistemas e também que está cada vez trazendo mais possibilidades.

Começar a investir em soluções de inteligência artificial pode ser um investimento valioso para o futuro dos softwares da sua empresa.

Tecnologias low-code

As tecnologias low-code de desenvolvimento de software não exigem a necessidade de programação, e permitem que muitas coisas sejam criadas sem a necessidade de código. Assim, agilizando o desenvolvimento dos sistemas e permitindo também que usuários de negócio criem aplicações, não os deixando dependentes exclusivamente do time de TI para isso. 

Além disso, elas ainda permitem a criação de código. Assim, quando for necessária uma feature que a plataforma não entregue pronta, os desenvolvedores podem criar ela, não deixando a empresa limitada e dando liberdade aos programadores.

Contratação de fábrica de software

Essas são as principais tendências para uma maior agilidade na entrega de softwares. É importante que cada empresa analise sua situação para entender quais dessas tendências já são usadas e quais podem ser implementadas no futuro.

É importante lembrar que todas elas exigem tempo de implementação e treinamento dos colaboradores, para que a empresa possa ver resultados no futuro.

Uma forma de pular a etapa de implementação e evitar o gasto de treinamento com o time é contratar uma fábrica de software que já use essas tecnologias e tenha o know-how necessário para entrar em ação e colocar a mão na massa imediatamente, fazendo assim a entrega do software ainda mais rápido e com um alto grau de confiabilidade.

Se quiser entender melhor como funcionam os serviços de uma fábrica de software, entre com contato com o time da Keyworks para mostrarmos tudo que podemos fazer pela sua empresa e que resultados podemos alcançar juntos.

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.