Conheça a diferença entre Entrega Contínua e Implantação Contínua

Conheça a diferença entre Entrega Contínua e Implantação Contínua

Conheça a diferença entre Entrega Contínua e Implantação Contínua

Integração Contínua (Continuous Integration ou simplesmente CI) é uma prática que sugere a implantação de processos e ferramentas para entrega rápida de novas versões de softwares. 

A entrega contínua (Continuous Delivery ou CD) e a implantação contínua (Continuous Deployment ou CD) são também metodologias para o mesmo fim, mas que podem ser consideradas uma a evolução da outra, e podem ser utilizadas em diferentes cenários.

O que é entrega contínua?

A entrega contínua geralmente se refere à preparação automática de código e alterações de código para liberação em produção. 

Resumidamente, todas validações e compilações são feitas de forma automática em ambiente de desenvolvimento ou testes, com o fim de otimizar os processos de deploy dos softwares.

Dentro dessas automações, podem ser adicionados também os testes automatizados para garantir que o código seja de alta qualidade e execute da forma mais correta possível. 

O resultado da entrega contínua é um código pronto para implantação em produção, mas não a implantação em si. Em resumo, a entrega contínua garante que o deploy em produção seja o mais fácil e rápido possível, mas exige que alguém aprove e envie a liberação ou atualização para produção.

O que é implantação contínua?

Implantação contínua pode ser considerado o próximo passo da entrega contínua. Isso por que as mesmas validações das etapas anteriores podem ocorrer, mas o objetivo final é o deploy do software em produção.

Quando o desenvolvimento fica responsável pelo deploy em produção, as preocupações com a qualidade das entregas aumenta, mas os benefícios também.

Com implantações contínuas, é mais fácil obter feedbacks mais constantes, e focar os esforços de desenvolvimento onde o software realmente pode ajudar os usuários, entregando sempre mais valor.

Se você quer saber como a Keyworks pode ajudar o seu negócio, contate um de nossos especialistas.  

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top