Dicas de produtividade para equipes remotas

Dicas de produtividade para equipes remotas

Suportar e incentivar o trabalho remoto para colaboradores é uma ótima forma de aumentar a produtividade e diminuir custos com infraestrutura.

De acordo com uma pesquisa da OWLLabs, empresas que incentivam o trabalho remoto tem uma rotatividade 25% menor do que as que não utilizam o modelo.

Os funcionários ficam mais felizes quando podem optar por trabalhar em casa, um café ou mesmo um coworking, e têm uma liberdade maior para fazer seu dia-a-dia funcionar em termos de criatividade e produtividade.

Além disso, com colaboradores remotos você pode expandir seus horizontes de contratação. Caso o profissional que você precisa pra equipe tenha uma escassez na sua cidade, ele pode estar disponível online de outro local, ou mesmo de outro país.

Ainda que o trabalho remoto traga diversos benefícios para os colaboradores e para a empresa, permanece como um desafio para os gerentes garantir a produtividade para toda a equipe remota.

Nós reunimos algumas dicas para te ajudar a gerenciar equipes remotas produtivas e de alto desempenho.

Adote uma ferramenta de colaboração eficaz

Um dos principais desafios para as equipes remotas é acompanhar o progresso e otimizar o fluxo de trabalho com as diferenças de horário e local.

Somente email e aplicativo de mensagens deixam as coisas um pouco mais complexas quando o assunto é organizar e acompanhar times.

Uma ferramenta online de gestão de projetos é o ideal para ajudar a coordenar o time. Tudo é feito em um único local, dando não só ao gestor mas aos colaboradores a visão de tudo que está acontecendo.

Defina uma agenda clara

É muito fácil se perder com a quantidade de informação que os times geram, ainda mais se forem grandes equipes. 

Por isso é importante que cada projeto tenha seus objetivos bem definidos e com uma agenda clara para que todo o time consiga acompanhar o progresso.

Programe regularmente conferências e treinamento em vídeo

As equipes remotas precisam de um bom aplicativo de videoconferência para aprimorar sua comunicação. 

Basta agendar uma ligação semanal ou mensal, fazer com que todos participem da sessão de qualquer lugar e discutir os projetos. 

Mesmo 10 a 15 minutos podem causar um enorme impacto na produtividade da equipe.

Tenha tempo para a sessão de feedback regular

Pode ser difícil gerenciar uma equipe remota. 

Uma empresa que apóia a cultura do trabalho remoto deve levar o feedback a sério, a fim de estabelecer laços estreitos entre os membros da equipe e fornecer orientação quando necessário. 

Os gerentes ou líderes diretos devem agendar uma sessão periódica de revisão com os membros da equipe (através de videoconferência) para aprender sobre as preocupações ou sugestões que possam passar despercebidas ao radar do gerente ou dar apoio quando necessário.

Se você quer saber como a Keyworks pode ajudar o seu negócio, contate um de nossos especialistas.  

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top