Equívocos comuns sobre o desenvolvimento ágil de software

Equívocos comuns sobre o desenvolvimento ágil de software

A metodologia ágil acabou tornando-se a preferida no desenvolvimento de software, substituindo o modelo tradicional em cascata (waterfall).

Mas mesmo com sua enorme popularidade, ainda existem alguns mal-entendidos que são difundidos entre um número grande de profissionais e empresas.

Nesse post vamos esclarecer alguns dos principais equívocos em relação à Metodologia Ágil.

Agile torna você mais rápido

Simplesmente adotar a metodologia ágil não torna sua equipe mais produtiva, a adoção dessa estrutura de desenvolvimento vai adicionar uma agilidade sustentável ao seu processo de desenvolvimento.

A adoção da estrutura ágil e do desenvolvimento iterativo permite testar suas hipóteses sobre requisitos funcionais ou de mercado em um estágio inicial e facilita a mudança de escopo para acomodar mudanças na dinâmica do mercado e dos negócios. 

O Agile não é planejado e não estruturado

A implementação da metodologia ágil para ser bem-sucedida requer um planejamento substancial (multi-sprint e intra-sprint), entregas e cronogramas de lançamento de alto nível, mas, ao mesmo tempo, deixa muito espaço para um planejamento contínuo para facilitar as mudanças. 

Em outras palavras, a natureza incremental e iterativa do desenvolvimento Agile fornece uma estrutura flexível para o planejamento do projeto e oferece mais espaço para lidar com mudanças e incertezas.

O Agile não se destina a projetos grandes e complexos

Errado! Os princípios ágeis são usados para projetos de desenvolvimento de software de qualquer tamanho ou complexidade.

Muitos dos grandes produtos e soluções de classe empresarial são desenvolvidos usando a estrutura Agile. 

Usando o desenvolvimento Agile, os grandes projetos são divididos em partes menores, para facilitar lançamentos iterativos e o desenvolvimento incremental por meio de pequenas equipes independentes de scrum.

Agile e Scrum são a mesma coisa

Para esclarecer as diferenças:

O Agile é uma metodologia ampla de desenvolvimento iterativo e incremental que facilita a entrega rápida. 

O Scrum é um subconjunto do Agile e é uma estrutura de processo leve amplamente usada na indústria de software. 

O Scrum se distingue de outros processos Agile por conceitos e práticas específicos que cobrem funções, artefatos e caixas de tempo. 

Funções como Scrum Master e Product Owner, time boxes como Sprints e artefatos como backlog do produto são uma parte crítica da estrutura do processo Scrum.

Se você quer saber como a Keyworks pode ajudar o seu negócio, contate um de nossos especialistas.  

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top