Inovação contínua no desenvolvimento de software

Inovação contínua no desenvolvimento de software

Inovação contínua no desenvolvimento de software

A incapacidade de inovar pode tornar sua empresa irrelevante.

Isso mesmo, a capacidade de inovação da sua empresa pode definir se ela existirá daqui 20 ou 30 anos.

Se pensarmos em empresas como MySpace, AOL, Kodak, todas tinham sucesso no seu auge e muito dinheiro para investimento, mas a incapacidade de inovar acabou as tornando irrelevantes, até desaparecerem.

Pense agora em Facebook, ele não foi a primeira rede social, já existiam outras bem estabelecidas. O Gmail também não foi o primeiro serviço de e-mail, e nem de longe era o mais popular. O Google Chrome sequer existia quando a Netscape brigava ponta-a-ponta com o Internet Explorer. 

Porém, todos eles conseguiram inovar em seus mercados, tornando boa parte dos seus concorrentes irrelevantes.

Nos dias atuais, a capacidade de criar e implantar continuamente software sofisticado é o principal item de tecnologia e inovação de uma empresa.

Independentemente do tamanho da empresa e do estágio do ciclo de vida do produto, é extremamente importante entender a organização da engenharia de software como uma função principal do negócio:

Gestão de produtos

O gerenciamento de produtos deve ser fundamental para articular a visão, definir o roteiro estratégico e identificar/priorizar quais os pontos problemáticos do cliente a serem resolvidos.

Deve ter uma compreensão completa do mercado e insights sobre como e o que diferencia o seu software daquele dos seus concorrentes.

Arquitetura do produto

A arquitetura é responsável pela direção do projeto e da tecnologia do software.

A arquitetura define a excelência em tecnologia e engenharia do software e deve se esforçar para estar sempre na vanguarda da inovação tecnológica.

Gerenciamento de Projetos

Um PM (Project Manager) ou PMO (Project Management Office) terá a capacidade de identificar gargalos em potencial de pessoas, processos e tecnologia, suavizar dependências e garantir que todas as equipes funcionais estejam trabalhando em conjunto em direção a um objetivo comum. 

Essa função deve estar bem equipada com as melhores práticas em termos de metodologias de desenvolvimento ágil, como o Scrum.

Desenvolvimento de produtos

Por experiência as atividades de desenvolvimento de software como design, codificação, testes e integração – em geral – são melhores desenvolvidas por equipes dedicadas e menores, com experiência multifuncional e em diferentes áreas.

Suporte e manutenção do produto

O ideal é que suporte e manutenção devam ser tratadas separadamente (do restante do desenvolvimento) para garantir que todos os clientes ativos sejam suportados adequadamente, com a resolução apropriada e mecanismos de feedback.

Processo para Inovação Contínua

Embora cada uma das principais funções citadas acima seja importante para qualquer empresa que atue com software, a capacidade de executá-las de maneira sistemática, repetível e escalável por meio de um processo simplificado está no centro da “Inovação Contínua”.

E um dos pontos mais importantes: saber entender o que o seu cliente deseja e precisa. Entregar um produto ou serviço que realmente faça a diferença na vida dele (independente de ser B2C ou B2B) é o que diferencia as empresas que se destacam no mercado e perduram, para as que acabam no esquecimento.

Se você quer saber como a Keyworks pode ajudar o seu negócio, contate um de nossos especialistas.  

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top