Manutenção de software legado: vale a pena?

Manutenção de software legado: vale a pena?

Manutenção de Software Legado

Dar manutenção a um software legado ou investir na criação de um novo? Essa é uma dúvida que cai sobre muitas empresas e exige a consideração de diversos fatores na tomada de decisão. Entre eles, nós teremos a questão financeira, o desempenho do sistema, o tamanho e o conhecimento atual do time interno disponível. Vamos passar aqui por cada um dos pontos que afetam essa decisão, e no final desse artigo você terá um bom embasamento para entender qual a melhor solução para o software da sua empresa.

Tecnologia

O primeiro fator é sobre a tecnologia utilizada na criação do software. O mais comum em softwares legados é que seja uma tecnologia descontinuada, e esse é o principal causador de todos os demais problemas, pois significa pouca mão de obra qualificada no mercado e um alto custo, mas vamos nos aprofundar nesses assuntos mais para frente.

Uma tecnologia ultrapassada trará uma série de dificuldades em relação a compatibilidade com sistemas mais modernos utilizados pela empresa, o que normalmente resultará em soluções paliativas para que as integrações funcionem, podendo resultar em perda de produtividade ou limitações para algumas áreas da empresa.

Conforme a empresa cresce, também é comum que novas funcionalidades sejam necessárias, seja para contemplar uma nova área que surgiu ou para se adaptar a um novo processo, e enquanto soluções novas no mercado conseguem oferecer essas funcionalidades de forma rápida e eficiente, um sistema legado vai apresentar limitações.

Valor

Tanto manter um sistema legado como desenvolver um novo terão custos para a empresa, e a diferença se dará principalmente a longo prazo. Nesse ponto, é importante entender o tempo de vida do sistema atual da empresa para saber quando iniciar o investimento em um novo passa a ser mais vantajoso.

O setor de TI das empresas costuma ter diversas responsabilidades, e nem sempre será possível, com os integrantes atuais, iniciar o desenvolvimento de um novo software sem deixar de dar a manutenção necessária no antigo durante o tempo que o projeto estiver rodando.

Desempenho e adaptabilidade do sistema

Embora o sistema legado possa apresentar alguns problemas de desempenho, seja em velocidade, interface ultrapassada e de pouca usabilidade ou na impossibilidade de incluir alguns recursos, ele já está em uso e todos os processos da empresa giram em torno dele, muitas vezes contornando as limitações.

A implementação de um novo sistema terá um período de adaptabilidade, e embora o seu desempenho prometa ser melhor no futuro, é inevitável enfrentar um período de dificuldades, de criação de novos processos mais automatizados e treinamento dos colaboradores da empresa, que podem apresentar uma resistência inicial à mudança.

Mão de obra

Quem dará manutenção ao sistema legado e quem fará a implementação do novo? A mão de obra pode ser tanto do time interno da empresa ou terceirizada, mas o ideal é que na opção de manutenção, estejam envolvidas pessoas com experiência em suporte a sistemas legados que já terão conhecimento sobre as diversas dificuldades que esse tipo de trabalho pode apresentar e principalmente, como contornar eles.

Para o desenvolvimento do novo sistema, serão necessárias pessoas capacitadas nas novas tecnologias do mercado, que conseguirão entender a necessidade da empresa e identificar qual a melhor tecnologia para se investir.

E como já mencionado acima, na opção de criação de um novo software, o suporte ao antigo não pode ser encerrado até que o novo sistema seja finalizado, testado e implementado, já que o funcionamento da empresa não pode ser afetado nesse período.

Vendo todos esses pontos, você deve entender onde estão as dificuldades específicas da sua empresa e quais serão os limitadores da manutenção ou da nova implementação. Para o caso de empresas que não têm a disponibilidade de cuidar desses projetos internamente de forma satisfatória, a melhor opção seria a terceirização da manutenção, permitindo assim que o time interno siga dando suporte para a empresa em todas as áreas necessárias.Conheça os serviços de manutenção de sistemas da Keyworks e entre em contato para entender a melhor solução para o software da sua empresa!

Posts relacionados---

2 Comments ---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.