O que são microserviços e quais os principais benefícios

O que são microserviços e quais os principais benefícios

O que são microserviços e quais os principais benefícios

Os microserviços são uma variação do SOA (Service-oriented architecture – Arquitetura orientada a Serviços), um tipo de arquitetura de software para estruturar aplicativos como uma coleção de serviços que são nos seus princípios de fácil manutenção e testes, independentes e organizados em torno dos recursos do negócio.

A arquitetura de microserviços permite a entrega rápida, frequente e confiável de aplicativos grandes e complexos. 

O benefício de dividir um aplicativo em diferentes serviços menores é que ele melhora a modularidade. Isso torna o aplicativo mais fácil de entender, desenvolver e testar.

Abaixo listamos os principais benefícios na utilização de microserviços.

Maior facilidade no desenvolvimento e manutenção de software

O princípio dos microserviços é a simplicidade. Os aplicativos ficam mais fáceis de criar e manter quando são divididos em um conjunto de fragmentos menores.

Gerenciar o código também tem suas vantagens, pois cada microserviço na verdade é um repositório de código próprio. Isso significa também que é possível utilizar uma linguagem de programação, bancos de dados e ambientes de desenvolvimento diferentes para cada microserviço.

Produtividade em foco

Ao decompor grandes aplicativos em microserviços específicos torna o desenvolvimento de cada um independente, e aumenta a velocidade de desenvolvimento sendo possível que diversas pessoas ou equipes sejam responsáveis pelo desenvolvimento em paralelo, pois um serviço é independente dos demais.

Flexibilidade no uso de Tecnologias e escalabilidade

Cada microserviço pode ser desenvolvido usando uma tecnologia diferente. 

Isso simplifica a seleção de tecnologias mais apropriadas para as necessidades específicas do seu serviço. 

A arquitetura permite que serviços dissociados escritos em diferentes linguagens co-existam no mesmo ambiente. 

Isso também é uma boa notícia, se você quiser escalar sua solução no futuro. Com os microserviços, você pode adicionar novos componentes ao sistema sem problemas ou dimensionar serviços separadamente um do outro.

Além disso, sabemos que as tecnologias evoluem de uma forma muito rápida, isso torna a arquitetura de microserviços ainda mais atraente, pois nos dá a possibilidade de desenvolver novos microserviços utilizando novas tecnologias para softwares legados.Se você quer saber como a Keyworks pode ajudar o seu negócio, contate um de nossos especialistas.

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.