A sua empresa precisa de um aplicativo móvel?

A sua empresa precisa de um aplicativo móvel?

A sua empresa precisa de um aplicativo móvel?

Hoje em dia, com a loja do Google Play oferecendo mais de 3,5 milhões de aplicativos e a App Store com mais de 2,2 milhões, pode parecer que todo negócio tem um aplicativo para dispositivos móveis.

Pensando nisso,a tentação de desenvolver seu próprio aplicativo é completamente compreensível. Um app que te dá tração com os clientes pode ser uma maneira significativa de impulsionar os negócios. Mas será que você precisa mesmo de um?

Como é o uso dos aplicativos no Brasil?

O número sólido de usuários ativos que o aplicativo oferece é um dos fatores mais importantes para determinar como avaliar um app e como ele adiciona valor ao seu negócio.

A App Annie, uma organização que faz análises mundiais do uso de aplicativos, estimou que os consumidores brasileiros gastam 3 horas por dia em apps móveis. A empresa prevê que até 2022 o Brasil supere a casa dos 8 bilhões de download de aplicativos, ficando em segundo lugar nesse ranking mundial.

Notavelmente, há um outro lado dessas estatísticas. Segundo o mesmo estudo, o brasileiro tem em média 83 aplicativos em seu celular, mas somente 41 são usados ativamente. Desses, apenas 12 são usados todos os dias.

Vale a pena criar um app próprio?

Embora o desenvolvimento de um aplicativo dedicado para o seu negócio seja mais fácil e econômico do que nunca, essa tarefa ainda requer um investimento significativo de recursos, especialmente em termos de manutenção e atualizações.

Então, como você decide se criar um aplicativo para dispositivos móveis é ideal para você? Aqui estão oito perguntas a serem feitas antes de você mergulhar nessa:

1. Seu site é otimizado para celular?

Antes de considerar o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, é uma boa ideia avaliar o desempenho do website da sua empresa nesses dispositivos. O design de interface, por exemplo, pode melhorar muito a experiência do usuário.

Apesar desse fato, muitas pequenas empresas não utilizam projetos de websites compatíveis com dispositivos móveis. Se você é uma delas, considere atualizar seu website antes de dedicar sua atenção ao desenvolvimento de um aplicativo.

2. Seus concorrentes possuem aplicativos?

Ao avaliar se seu negócio deve ou não desenvolver um aplicativo, faz sentido examinar o que seus concorrentes o estão fazendo. Atualmente, eles oferecem um aplicativo? Em caso afirmativo, confira as estatísticas disponíveis nas lojas de aplicativos relevantes.

O número de downloads e resenhas de usuários deve fornecer informações valiosas sobre como o aplicativo do seu concorrente está sendo recebido pelos consumidores.

Se parecer que o aplicativo deles está ganhando força, você pode ficar para trás se não oferecer aos seus clientes um app com funcionalidade semelhante ou aprimorada.

3. Seu aplicativo resolverá um problema do cliente?

Alguns aplicativos móveis parecem uma solução em busca de um problema. Se o seu aplicativo não oferecer nenhuma funcionalidade ou conveniência adicional ao seu website, ele provavelmente terá dificuldades em ganhar força com os consumidores.

Pense nos pontos problemáticos que seus clientes enfrentam e em como um aplicativo pode resolvê-los. Aqueles de nós que já tiveram que ficar na fila do banco para pagar uma conta, provavelmente acharam mágica a primeira vez que pulou esse processo, pagando o boleto pelo celular.

4. A retenção de dados do cliente simplifica as conversões?

Uma das principais razões pelas quais as taxas de conversão de vendas de comércio móvel ainda ficam muito atrás do desktop são os péssimos formulários para inserir informações como o faturamento e o endereço em um dispositivo móvel.

Se sua empresa depende de clientes fiéis, como uma loja de comércio eletrônico ou um serviço de entrega de alimentos, a eliminação dessa entrada tediosa de informações ao usar um aplicativo pode levar a um aumento nas vendas.

5. Você confia fortemente na marca?

Quando os consumidores fazem o download do seu aplicativo, eles fornecem uma parte valiosa do seu dispositivo móvel. O simples fato de ter seu logotipo na tela inicial de um dispositivo que o cliente observa muitas vezes por dia ajudará a manter sua marca em mente.

6. Seu app usará funcionalidades do dispositivo móvel?

Aplicativos que utilizam as funções de dispositivos móveis, como uma câmera ou acelerômetro, são particularmente populares entre os usuários. Estes oferecem uma experiência do usuário que um site não pode igualar.

Se você é proprietário de uma pequena empresa e respondeu sim a alguma das perguntas acima, talvez seja hora de criar um aplicativo para dispositivos móveis dedicado para sua empresa.

Mas simplesmente construir um aplicativo não é suficiente. Concentre-se em entregar benefícios tangíveis aos seus clientes, e o trabalho árduo que você investiu na criação do seu aplicativo será compensatório!Gostou do nosso artigo? Decidiu desenvolver seu próprio app? Veja como uma fábrica de software pode te ajudar nessa trajetória!

Leave A Reply---

Back to top