Construindo um blueprint de software: por onde começar?

Construindo um blueprint de software: por onde começar?

Construindo um blueprint de software: por onde começar?

Qualquer projeto, seja ele grande ou pequeno, precisa de planejamento. E com software não é diferente. Para evitar surpresas e possíveis empecilhos durante o desenvolvimento do sistema, antes de iniciar o desenvolvimento é criado o blueprint, que analisa o levantamento dos requisitos, design e tecnologias usadas, entregando uma visão completa do resultado final do sistema.

Mas por que fazer um blueprint de software?

O desenvolvimento de um software envolve diversas áreas, pessoas diferentes e uma série de considerações de requisitos e regras de negócio. Criando o blueprint você terá uma visão geral de todas as áreas envolvidas e conseguirá entender o tamanho do projeto, podendo então definir uma data de conclusão e o esforço necessário para o desenvolvimento dele de forma muito mais assertiva.

Como criar o blueprint de um software?

O primeiro passo no desenvolvimento de um software, e também o mais importante deles, é o levantamento de requisitos. Ele é feito em duas partes: entendimento do problema e definição da solução.

Todo software inicia com base em alguma necessidade, existe um problema a ser resolvido. Depois isso é compreendido com todos seus detalhes, os desenvolvedores podem então pensar na solução que melhor resolverá esse problema. Será um aplicativo para desktop? Será online? Que funcionalidades ele terá?

Tendo todos os requisitos mapeados, então é possível partir para o momento de definir as tecnologias a serem usadas, baseado no que precisa ser entregue aos usuários. Nessa etapa, além das tecnologias de desenvolvimento, são analisadas soluções de banco de dados e possíveis integrações que o sistema precisará. Assim, é possível entender todas as possibilidades que cada uma delas apresenta.

E por fim, temos a parte de design da solução, onde os fluxos dos usuários serão desenhados. Aqui serão entendidas as ações e a forma como o usuário irá desempenhar cada uma delas no software. Se ele quer usar o aplicativo para enviar uma mensagem, deve selecionar um ícone ou arrastar a tela? Quanto tempo o usuário leva para concluir uma ação? Quantos cliques são necessários para chegar em uma funcionalidade?

Essas e muitas outras questões são analisadas para entender como entregar o melhor software possível para o usuário, e também garante que todo o sistema trabalha em conjunto, evitando necessidade de refações no futuro devido a aparição de novas funcionalidades que não haviam sido mapeadas no início de desenvolvimento.

Qual o resultado final do blueprint?

Quando seu blueprint estiver finalizado, você saberá exatamente:

  • todas as funcionalidades que o software terá;
  • como o usuário vai realizar cada uma das ações;
  • que tecnologias serão usadas;
  • quantas telas precisam ser desenvolvidas;
  • integrações que serão feitas;
  • tecnologias/assinaturas que precisarão ser contratadas;
  • tempo de desenvolvimento;
  • custo do projeto.

A criação de um blueprint de software pode atrasar o início do desenvolvimento, mas ele garantirá uma entrega muito mais assertiva no futuro. Embora um time sem experiência na criação de blueprints possa ter dificuldades em criar um satisfatório sem prejudicar o andamento do projeto, um time de desenvolvedores e analistas experientes consegue entregar o blueprint completo sem afetar o andamento do projeto, e ainda tem a possibilidade de ajudar os analistas de negócio a elaborar o software da melhor forma possível.

Para contar com um time com 17 anos de experiência no mercado, entre em contato com o time da Keyworks!

Posts relacionados---

1 Comments ---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.