Integrando sistemas: 7 dicas essenciais para o seu projeto ter sucesso

Integrando sistemas: 7 dicas essenciais para o seu projeto ter sucesso

Integrando sistemas: 7 dicas essenciais para o seu projeto ter sucesso

Desenvolvimento e melhoria de software são fundamentais para qualquer empresa em crescimento, e a integração de sistemas se torna natural nesse ponto. Seja por causa de funcionalidades específicas ou dados de terceiros, você precisará conectar todos os sistemas que sua empresa usa para que eles funcionem em sincronia.

A integração de sistemas pode causar muita dor de cabeça se não for feita corretamente, entregando dados atrasados, perdendo informações ou simplesmente não tendo compatibilidade entre os softwares. 

Para lhe ajudar a fazer integrações mais certeiras e evitar os riscos que isso pode trazer para a empresa, separamos 10 dicas essenciais para você usar sempre que estiver considerando uma integração de sistemas.

Dica 1: Avalie a real necessidade

Antes de pensar em como fazer a integração, é importante entender se ela é realmente necessária. Se for possível resolver o problema de outra forma, como desenvolvendo uma nova feature para algum sistema que já esteja em uso, essa pode ser uma alternativa interessante. Deixe as integrações apenas para quando elas forem realmente fundamentais.

Dica 2: Avalie os impactos que podem gerar na empresa

Depois de definir que a integração é necessária, avalie os impactos que ela pode gerar. Se algum erro ocorrer, o que deve ser feito? Tenha isso em mente e também um time de suporte pronto para entrar em ação sempre que necessário.

Dica 3: Entenda as brechas de segurança

Um integração significa que informações serão levadas de um local a outro. Isso pode ser feito automaticamente ou manualmente, e em ambos os casos é preciso garantir que os dados estarão seguros e entender as falhas que esse processo pode apresentar.

Dica 4: Planeje a implementação

O ideal é que todas as integrações estejam contempladas no blueprint do software, criado no início do projeto. Assim, o sistema já é construído de forma a suportar a integração. Se não for o caso, e você estiver trabalhando com sistemas já desenvolvidos, ainda é importante planejar toda a implementação antes, avaliando todos os aspectos do projeto para evitar custos desnecessários no futuro.

Dica 5: Entenda sobre as tecnologias

Entender as limitações das tecnologias com as quais você está trabalhando é muito importante, assim você entende a compatibilidade dos sistemas e como a integração será feita, identificando assim se será necessário o desenvolvimento de novos módulos ou então o uso de algum software intermediário para realizar a comunicação entre os sistemas.

Dica 6: Treine os usuários

Sempre que uma nova ferramenta é desenvolvida ou um novo processo de trabalho é adicionado na empresa, é muito importante que os usuários sejam treinados. Isso serve tanto para garantir que eles utilizarão o sistema corretamente como para dar mais segurança aos colaboradores, que podem apresentar resistência quanto ao uso de um novo software se não se sentirem confortáveis e seguros em usar ele.

Dica 7: Tenha uma equipe técnica pronta

Ter uma equipe capacitada pronta para atuar é muito importante para a empresa, desde o momento de avaliar a viabilidade da integração até a manutenção e suporte. Quando você tem um time qualificado na própria empresa, eles podem atuar nessa demanda também. Mas se não for o caso, é necessário contratar pessoas novas ou então terceirizar o projeto para uma empresa qualificada.

A Keyworks conta com mais de 16 anos de experiência no mercado e oferece serviços de integração de sistemas. Entre em contato conosco para entender qual a melhor solução para a sua empresa.

Posts relacionados---

Comments ---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.