Os erros que você pode evitar ao fazer Outsourcing de Software

Os erros que você pode evitar ao fazer Outsourcing de Software

Ao contratar uma empresa para outsourcing de software o cliente sempre espera os vários benefícios que o outsourcing proporciona: economia, otimização do desempenho, introdução de conjuntos de habilidades específicas, menor tempo de colocação no mercado e outros.

Para ajudar a terceirizar seu projeto com sucesso, vamos listar abaixo os principais erros que você deve evitar ao contratar uma fábrica de software, tudo isso com base na nossa experiência de mais de 17 anos de mercado.

Antes de começar, é importante que você tenha um propósito claro ao contratar uma empresa para Outsourcing. Isso significa: saber as razões pelas quais você precisa do serviço de outsourcing, como você vê que isso pode afetar o seu negócio e como vai adicionar valor.

E o mais importante: ser transparente e comunicar isso aos seus possíveis parceiros de negócio. 

Objetivos pouco claros

Essa é um dos principais erros que as empresas cometem ao iniciar no outsourcing. Seu projeto precisa ter objetivos claros e eles devem estar alinhados com a empresa contratada.

No nosso modelo de negócio, mesmo que você tenha um escopo pré-definido, nossos analistas vão rever todo escopo, alinhar com os objetivos previamente acordados e definir o planejamento de todo projeto, reuniões e entregas.

Tenha em mente que isso é o básico para ter objetivos claros e alinhados.

Falta de escopo e cronograma

Lembre-se que você é o dono do projeto, mas a empresa que você irá contratar deve atuar com base em escopo e cronograma.

Todas empresas sérias que trabalham com outsourcing de desenvolvimento de software irão atuar com base em escopo e cronograma. Desconfie se o seu projeto não tiver isso definido antes de iniciar.

Atritos internos

Alinhamento é a palavra. Com os objetivos definidos, evite atritos com equipes internas comunicando muito bem todas as fases dos projetos, quem são as pessoas-chave, quais são os responsáveis, etc.

Quanto melhor (e mais clara) a comunicação entre todas as pessoas envolvidas, menor vai ser o atrito.

Falta de contrato

O contrato não serve só para proteger uma das partes, mas ambas. 

Ele deve ser claro e ter todas responsabilidades e acordos definidos antes de iniciarem os trabalhos.

Nenhum plano de transferência de conhecimento

Como vai ser feita a transferência do conhecimento agregado durante o projeto quando ele chegar ao fim?

Existe documentação? Quem será o responsável por ela? 

Foi combinado treinamento? Quem será o receptor e replicador dele?

Essas são só algumas perguntas que você deve responder para evitar esse erro.

Se você quer saber como a Keyworks pode ajudar o seu negócio, contate um de nossos especialistas.

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