Como fazer a manutenção de Software Legado?

Como fazer a manutenção de Software Legado?

Manutenção de Software Legado

Software legado pode ser classificado como um software antigo e desatualizado, ainda executando um trabalho útil – em algum lugar.

Nós já falamos sobre a manutenção de software legado por aqui, trazendo insights para verificar quando vale a pena manter um software legado.

Mas e nos casos em que você necessariamente tem que manter o software legado, que caminho tomar?

Isso porque em diversos casos, incluindo a indústria bancária, grandes empresas e mesmo o governo precisam manter sistemas legados funcionando para garantir o bom andamento de diversos serviços.

Por exemplo, você sabia que o governo americano gasta em torno de U$ 36 Bilhões anuais mantendo aplicações e sistemas legados?

Esses números mostram o que muitos gestores de TI já sabem: a manutenção de software legado é além de cara, complexa e de difícil gestão.

Como tornar a manutenção de software legado menos dolorosa?

No geral, existem duas principais opções para tornar a manutenção de software legado menos dolorosa:

A primeira é construir uma equipe interna dedicada à manutenção de seus sistemas legados.

Isso tem seus prós e contras, mas o principal problema dessa estratégia é: extremamente custosa.

Mas não só isso, ao longo do tempo a equipe pode ficar desmotivada trabalhando sempre no mesmo projeto, fazendo remendos e correções. Além da concorrência de alocação para outros projetos internos da empresa.

A segunda opção é contratar uma equipe terceirizada para assumir a responsabilidade por tudo que é legado.

Utilizando essa estratégia você consegue a experiência e capacidade de um parceiro especialista em desenvolvimento para apropriar dos sistemas legados e pode fornecer a solução perfeita para qualquer configuração legada.

Além disso você consegue:

  • Controlar os custos (contratar um número de horas específicos ou sob-demanda)
  • Desenvolvimento contínuo: consegue além de fazer a manutenção do software legado de forma contínua, desenvolver novas funcionalidades (quando a tecnologia utilizada permitir).

E não é incomum ter a manutenção de softwares legados onde a tecnologia já não permite alguma evolução, esse mesmo parceiro especialista consegue sugerir a melhor forma de começar a migrar aos poucos o software para uma nova tecnologia. Combinando o antigo com o novo, de forma transparente.

Se você quer saber como a Keyworks pode ajudar o seu negócio, contate um de nossos especialistas.

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.