Metodologias para Gestão de Projetos Ágeis que você precisa conhecer

Metodologias para Gestão de Projetos Ágeis que você precisa conhecer

Metodologias para Gestão de Projetos Ágeis que você precisa conhecer

Hoje em dia existem diversas metodologias para gestão de projetos, com diversos focos e para diversos objetivos. Alguns acabam se sobrepondo e outros são complementares. Conheça um pouco das principais metodologias relacionadas à gestão de projetos ágeis:

Scrum

Scrum pode ser considerado um Framework Ágil para projetos complexos. 

Seus projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints que variam de 1 a 4 semanas.

Durante os Sprints, todo o time acompanha e valida o andamento das atividades através de uma reunião diária de 15 minutos.

Ao final de cada Sprint é feito o Review Meeting, onde são apresentadas as funcionalidades desenvolvidas e é finalizado o Sprint.

No Scrum, os papéis são bem definidos e os desenvolvedores participam do processo de definição de horas de desenvolvimento de cada tarefa, e elas são por definição quebradas em tarefas de até 8 horas.

Extreme Programming

Extreme Programming se concentra no trabalho em equipe e na satisfação do cliente. Possui cinco princípios básicos:

  1. Comunicação
  2. Simplicidade
  3. Comentários
  4. Respeito
  5. Coragem

As equipes de programação extrema trabalham em sprints mais curtos, típicos das empresas Agile / Scrum. Esses ciclos mais curtos permitem manter estruturas de tarefas rígidas. As equipes de EP não adotam tanta flexibilidade quanto as outras equipes ágeis, realizando tarefas em uma ordem de prioridade estrita.

A metodologia do EP exige práticas de engenharia específicas, como desenvolvimento de produtos orientados a testes, testes automatizados, design simples e elegante, refatoração e outros. 

PMI (Project Management Institute)

Alguns gerentes consideram o Guia do PMI para o Gerenciamento de Projetos (PMBOK) uma metodologia de gestão de projetos por si só. Certamente, o PMBOK fornece um conjunto essencial de convenções e padroniza os termos profissionais usados pelos especialistas em gestão de projetos.

Além disso, o PMI influenciou os gerentes a dividir os projetos em cinco etapas:

  1. Iniciação
  2. Planejamento
  3. Execução
  4. Controlando
  5. Encerramento

O PMI e o PMBOK podem ser vistos interagindo com diversas outras metodologias de gestão de projetos, como o SCRUM por exemplo, complementando as outras.

Essas são só algumas das diversas formas de gestão de projetos ágeis que você deve considerar ao fazer a gestão dos seus projetos.

Se você quer saber como a Keyworks pode ajudar o seu negócio, contate um de nossos especialistas.

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.