O que é Mobile First e como ele influencia o design de sistemas

O que é Mobile First e como ele influencia o design de sistemas

Mobile First

Mobile First é uma estratégia e também uma nova forma de escrever código que coloca os dispositivos móveis como foco para na Experiência do Usuário ao utilizar o site ou sistema.
Esse termo começou a ser utilizado pelo Google em 2010, e como o próprio nome diz, nós iniciamos o design do produto a partir dos dispositivos móveis que tem mais restrições, para depois evoluir o design para tablets e desktops, que trazem maiores possibilidades.

Isso faz com que o sistema seja projetado com foco na usabilidade do usuário em todos seus pontos de contato e cria uma única experiência.

Por que o “Mobile First” é tão importante no Design de novos Sistemas

O Mobile First ganhou os holofotes não por ser algo extremamente revolucionário, mas sim pela explosão na adoção de dispositivos móveis para acesso a internet.

Alguns dados nos comprovam isso:

  1. O uso de internet nos dispositivos móveis ultrapassou a utilização em desktops em 2016
  2. As pessoas passam cada dia mais tempo na internet em seus dispositivos móveis
  3. Em 2012 a venda de smartphones ultrapassou pela primeira vez a venda de PCs

Ou seja, todos os dias temos cada vez mais potenciais clientes utilizando dispositivos móveis para acessar nossos produtos, serviços e sistemas.

Como colocar a estratégia de “Mobile First” em prática?

O Mobile First vai muito além da estratégia de criar sistemas responsivos. O ponto-chave é design centrado no conteúdo e no usuário.

Se um designer tem a possibilidade de começar o design de um novo sistema pelo desktop, ele obviamente vai utilizar todas as vantagens que esse tipo de visualização oferece. Ao tentar converter esse tipo de abordagem para o mobile, o designer provavelmente terá que abrir mão de algumas ideias lindas e brilhantes para adaptar ao mobile.

Utilizando o Mobile First, o designer precisa entender todas suas limitações primeiro e criar o melhor design possível para levar o usuário a encontrar a informação ou produto com o menor esforço possível.

Quando esse objetivo foi atendido, replicar o design para dispositivos e telas maiores e com mais possibilidades, torna o trabalho muito mais rápido e fácil.

No fim, essa estratégia ajuda a economizar tempo de design do sistema e melhora a produtividade dos designers.

De qualquer forma, conforme os dispositivos móveis evoluem e são cada vez mais poderosos, eles podem deixar de serem considerados dispositivos com “capacidades inferiores”, mas no momento, a estratégia de Mobile First não pode ser ignorada.

Se você quer saber como a Keyworks pode ajudar o seu negócio, contate um de nossos especialistas.

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.