Os 5 maiores benefícios de desenvolvimento de software com plataformas low-code

Os 5 maiores benefícios de desenvolvimento de software com plataformas low-code

5 maiores beneficios de desenvolvimento de software com plataformas low-code

As tecnologias de desenvolvimento de software avançam cada dia mais para oferecer soluções melhores e mais rápidas, sempre tentando diminuir o impacto do desenvolvimento para a empresa, seja reduzindo custos, tempo de desenvolvimento ou facilitando o trabalho para que desenvolvedores possam realizar as implementações de forma mais produtiva e com menos chances de erros.

Uma dessas tecnologias são as plataformas low-code, que oferecem um ambiente que permite a criação de softwares com pouca necessidade de programação. Aqui vamos abordar um pouco sobre os maiores benefícios desse tipo de plataforma para as empresas.

1. Velocidade

O primeiro dos benefícios é a velocidade no desenvolvimento de software. As plataformas oferecem uma série de recursos que visam entregar o software pronto para uso de forma mais ágil, consumindo assim menos tempo dos desenvolvedores e permitindo que a empresa comece a usar o sistema mais cedo.

2. Recursos para usuários de negócio

Essas plataformas oferecem recursos visuais estilo drag-and-drop que permitem que até mesmo pessoas que não são programadoras consigam desenvolver aplicações nelas, permitindo que usuários de negócio, designers ou outros profissionais envolvidos na criação do software também possam participar do desenvolvimento dele.

3. Liberdade para programadores

Existem plataformas sem nenhuma necessidade de programação, e a principal diferença entre elas e as low-code, é que a plataformas low-code oferecem a possibilidade de desenvolvimento, dando mais liberdade no desenvolvimento de software. 

Quando não existe essa possibilidade, os sistemas desenvolvidos ficam limitados aos recursos oferecidos na plataforma. Nesse caso, os recursos servem para agilizar o desenvolvimento, mas não impedem que desenvolvedores implementem features que não estejam disponíveis.

Assim, se o negócio precisa de alguma funcionalidade específica, ela ainda poderá ser desenvolvida pelos programadores, não limitando o sistema aos recursos pré-prontos da plataforma.

4. Suporte para DevOps

A plataforma low-code dá suporte para tarefas que não envolvam o desenvolvimento de software em si também, sendo benéfica para usuários da TI de outras funções além dos próprios desenvolvedores. Por exemplo, muitas plataformas oferecem suporte para deploy do sistema depois de desenvolvido, fazendo verificações de impacto negativo do novo código e colocando ele no ar automaticamente, reduzindo assim o trabalho de deploy e deixando ele mais rápido e seguro.

Outro recurso que essas plataformas oferecem é a de analytics, entregando dados para os usuários sobre o uso dos sistemas, tornando assim mais fácil o entendimento de como o software está sendo usado, que problemas estão sendo encontrados e que novas funcionalidades são necessárias, permitindo assim que o sistema esteja sempre em constante atualização e manutenção.

5. Atendimento ao cliente

Outra necessidade das empresas que as plataformas low-code facilita é o suporte ao cliente. Com elas, você consegue criar plataformas multicanal de atendimento com o uso de inteligência artificial, possibilitando a criação de chatbots e canais com menos custo e maior eficiência, garantindo um atendimento efetivo para os clientes.As plataformas low-code oferecem diversos benefícios tanto para as empresas como para os setores de TI delas.

Aqui cobrimos apenas os principais benefícios, mas para saber tudo que as plataformas low-code podem oferecer para sua empresa, entre em contato com os especialistas da Keyworks.

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.