Desenvolvimento de software sob medida

Desenvolvimento de software sob medida

desenvolvimento de software sob medida

O mercado de desenvolvimento de software oferece cada vez mais opções para as empresas, são softwares como serviço, softwares customizáveis, softwares prontos e também o tradicional software sob medida, o qual vamos nos aprofundar mais nesse post.

O que são softwares desenvolvidos sob medida?

Esse é o modelo de desenvolvimento onde o sistema é criado exclusivamente para o negócio em questão, feito desde o planejamento para suprir as necessidades da empresa que está comprando o software.

Existem uma série de vantagens para esse modelo de desenvolvimento. Por exemplo, a empresa participa do desenvolvimento desde o blueprint, etapa inicial do projeto onde todas as funcionalidades do sistema são definidas, as tecnologias são escolhidas, o design das telas e fluxos do usuário são criados.

Embora existam muitos softwares prontos no mercado, eles nem sempre atenderão todas as necessidades da empresa, mas com a liberdade do desenvolvimento sob medida, é possível implementar as funcionalidades faltantes para o negócio e então integrar com os serviços de terceiros que já são utilizados.

Mas como exatamente funciona esse desenvolvimento?

Inicialmente, a empresa e os analistas de negócio da fábrica de software analisarão e entenderão juntos todas as necessidades da empresa que não são atendidas atualmente. Ou então as que são, mas em um software legado que precisa ser atualizado. 

Depois disso o projeto de desenvolvimento é iniciado, onde é criado o blueprint, como mencionamos aqui. Essa é a parte onde a empresa terá a maior importância, para garantir que todas as necessidades dela serão atendidas pelo software. Serão analisadas diversas questões para que o sistema seja desenvolvido da forma mais completa e certeira possível, como: quem serão os usuários? Serão necessários níveis diferentes de acesso? É preciso um aplicativo mobile? Vale a pena usar plataformas low-code? Essas e muitas outras questões são avaliadas e definidas da forma que melhor atenderá as necessidades da empresa.

As etapas a seguir são as mais conhecidas. Os desenvolvedores entram em ação e começam a desenvolver o sistema, para então dar início aos testes e, por fim, a implementação. Nessa última etapa, o software é implementado e configurado em todos os dispositivos necessários da empresa, para que os colaboradores possam dar início ao uso dele.

Outras duas etapas de muita importância, que vem após a entrega do projeto, é o treinamento da equipe, que será qualificada para usar o software da forma mais produtiva, entendendo como os recursos dele funcionam. E também a manutenção do sistema, que garantirá que as novas necessidades da empresa também serão atendidas, assim como modificações necessárias que são identificadas quando o software é usado no dia a dia do negócio.

Embora existam ferramentas no mercado que possam oferecer softwares prontos de forma mais rápida e às vezes mais barata, o desenvolvimento sob medida ainda é o único a garantir uma solução completa para o negócio, atendendo a todas as necessidades da forma que a empresa precisa.

Para conhecer os serviços da Keyworks e contar com uma equipe com mais de 17 anos de experiência, entre em contato para entendermos sua necessidade e identificar a melhor solução possível para sua empresa.

Posts relacionados---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.