Por que sua empresa deve investir em cloud computing?

Por que sua empresa deve investir em cloud computing?

Por que sua empresa deve investir em cloud computing?

Uma empresa em crescimento exige melhorias contínuas para auxiliar na comunicação interna, diminuir gastos e garantir a segurança de dados.

É pensando nisso que o cloud computing (ou computação em nuvem) é utilizado.

O termo vem da ideia de que os dados não estarão armazenados em uma infraestrutura local dentro da sede, mas utilizará servidores de empresas especializadas no assunto que podem ser acessados pela Internet, dando assim a ideia de nuvem.

Além das ameaças virtuais de invasão e roubo de dados, os servidores possuem também o risco do dano físico, visto que precisam de cuidados em relação a quedas de luz ou superaquecimentos.

A computação em nuvem, além de diminuir os gastos com manutenção, tem uma escalabilidade mais fácil, aumentando ou diminuindo a capacidade de armazenamento e processamento conforme a demanda e, dependendo do modelo utilizado, evita a necessidade de um setor de TI especializado apenas para a gestão e configuração dos ambientes virtuais.

Os serviços de nuvem podem ser oferecido de formas diferentes de acordo com a empresa, e uma consultoria pode ser essencial no processo de decisão, garantindo a escolha do modelo mais adequado para as necessidades do negócio.

Entre os modelos de serviço existentes você vai encontrar:

PaaS

O serviço estilo PaaS (Platform as a Service) é comumente utilizado para o desenvolvimento de sistemas e manutenção de banco de dados, disponibilizando toda a infraestrutura e ferramentas necessárias para a gestão, implementação e análise de dados, evitando os gastos tanto de tempo como financeiros com a organização do ambiente e compra de licença de ferramentas. 

IaaS

No caso da preferência por um modelo mais adaptável, o IaaS (Infrastructure as a Service) pode ser o ideal, onde é oferecido apenas a infraestrutura de computação, tendo o servidor disponível para configuração conforme for mais adequado.

Embora não ofereça as facilidades do PaaS, também é utilizada para o desenvolvimento de sistemas, assim como para o armazenamento de dados e backups, hospedagem de sites e em alguns casos, para softwares que demandam máquinas de alto desempenho, como análises de Big Data.

Ele também oferece um custo reduzido, além de maior segurança e facilidade na manutenção. 

SaaS

A computação em nuvem também oferece serviços previamente configurados chamados de SaaS (Software as a Service), como é o caso dos e-mails, calendários online, aplicativos como Google Docs e Evernote e sistemas de armazenamento mais simples, como Google Drive ou Dropbox.

Com esses aplicativos não há a necessidade de instalação do programa para a execução. Também podem ser acessados de qualquer dispositivo, facilitando o compartilhamento de arquivos entre equipes, diminuindo o gasto de memória nos computadores e, na maioria dos casos, podem ser acessados em dispositivos móveis, que muitas vezes disponibilizam também opções offline.

Independente do modelo escolhido, o cloud computing oferece uma série de vantagens para empresas e pode ser de extrema importância para as que estão em crescimento rápido. Para uma consultoria especializada que pode lhe ajudar a decidir o que é melhor para a situação da sua empresa, entre em contato com os especialistas da Keyworks.

Posts relacionados---

1 Comments ---

Deixe um comentário---

Back to top

Fale com um especialista

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Solicite o contato de um especialista sem compromisso e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Espere, não vá embora ainda!

Conte com os mais de 17 anos de know-how em Desenvolvimento de Software da Keyworks. Acompanhe nossos conteúdos semanais, e inscreva-se para ser notificado por e-mail.